- O que diferencia as várias etapas do desenvolvimento capitalista? O tempo, que a partir deste, altera-se o modo produtivo, diferindo-as.
- Por que a expansão das potências imperialistas ocorreu no século XIX ? Pois foi quando os países desenvolvidos adotaram um método de enriquecer exportando produtos industrializados aos países fornecedores (matéria-prima, mão-de-obra e consumidores de industrializados). Ex.: A África.
- Definição para: Truste; Cartel ; Conglomerado: Truste: É uma fusão entre empresas com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços; visa o domínio do mercado.
Cartel: Um monopólio entre empresas concorrentes visando a fixação de preços ou cotas.
Conglomerados: Pode-se definir como várias trustes, à serviço das multinacionais, onde ocorre a unção de 2 ou mais empresas visando o domínio em segmentos.
- Características da Primeira, Segunda e Terceira Revoluções Industriais: Primeira: Manufatura; transição do trabalho manual para o industrializado; pioneira: Inglaterra.
Segunda: Intensa mecanização; pioneiros: EUA e Alemanha.
Terceira: Produção enxuta (a mesma presente nas indústrias automotivas) dissemina-se para todas outras empresas; pioneiros: EUA e Japão.
- Globalização, o que é e qual crítica podemos-a fazer ? Globalização é um processo de interação de todos os âmbitos que se relacionam com o financeiro e visa o dinamismo do capitalismo, garantindo assim um lucro mais eficaz. Engloba todas as sociedades com seu capitalismo, uma interdependente d'outra, sendo desigual pelo fato de que, enquanto os países desenvolvidos precisam dos subdesenvolvidos para garantir seu enriquecimento, os subdesenvolvidos necessitam dos desenvolvidos para garantir mais empregos e conseguir produtos industrializados e mecanizados.
- Características: Mercantilismo; liberalismo; keynesianismo; neoliberalismo. Mercantilismo: Adotada no Antigo Regime, propunha a intervenção do Estado nas relações socioeconômicas. Metalismo, Industrialização, Protecionismo entre outros, marcam o Mercantilismo;
Liberalismo: Popularização do Iluminismo. Pregava a liberdade, igualdade e oportunidade à todos e a mínima intervenção do Estado no âmbito socioeconômico;
Keynesianismo: Afirma a intervenção do Estado na economia, à conduzir um sistema de emprego pleno;
Neoliberalismo: oposta às concepções keynesianistas, defendia a não participação do Estado no âmbito econômico e defende o livre comércio.
- Explicação das origens do subdesenvolvimento: Surgiu da definição do francês Yves Lacoste para os países culminados, anteriormente, pelo colonialismo. Usado para definir países de condições precárias.
- Quais as principais características dos países subdesenvolvidos? Todos eles serviram de colônias de exploração (excluindo-se os EUA), e são países que vivem de desigualdade e pobreza.
- O subdesenvolvimento é um estágio rumo ao desenvolvimento? Não, o subdesenvolvimento é uma condição, não um estágio ao desenvolvimento.
- Apresente, sucintamente, algumas causas internas e externas do subdesenvolvimento: Dado como exemplo, o Brasil, onde sua economia dependente vem crescendo rapidamente - causa externa; e sua população vive da mais extrema pobreza cultural - causa interna.
- Qual diferença existente entre a Nova DIT e as anteriores? A diferença está no processo produtivo, na que cada país produz.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 31 de março de 2011
Auto-ajuda: Geografia: Desenvolvimento do capitalismo e Subdesenvolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário