Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2011

Fogo Grego (Bizantino)

Império Bizantino

Arma criada pelos bizantinos era usada em combates no mar por sua grande eficiência neste tipo de conflito.
Ela consistia em uma refinada mistura química à base de petróleo bruto, conhecido como nafta. A tecnologia de bombeamento por tubos de bronze do nafta pressurizado para lançar o fogo foi desenvolvido por um homem chamado Kallenillos.
Ele mostrou sua arma aos bizantinos em 668d.c., que a usaram para acabar com o cerco que durava cerca de 07 anos que os mulçumanos impunham a Constantinopla pelo mar, assim acabando com toda a frota e o cerco. 

Naquela época era uma arma temida por muitas nações. As chamas desse sistema eram impossíveis de apagadas. Levando a morte rapidamente. Não se extinguia na água. Durante séculos ele foi o grande trunfo da força naval bizantina, mas apenas nos anos 1.200 a arma ganhou o nome de Fogo Grego dado pelos europeus ocidentais nas cruzadas. A fórmula é uma arte perdida com tentativas de produzi-la no decorrer dos séculos, mas todas fracassaram.




É provável que tenha sido feita a partir de cal viva (óxido de cálcio, CaO), petróleo, nafta, enxofre e salitre, entre outras substâncias. Foi muito utilizado na Ásia.
Uso do "Fogo Grego", de acordo com manuscritos Bizantinos
Clique aqui, para uma maior experiência !




Nenhum comentário:

Postar um comentário